Histats

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Histórias a partir de imagens



O desafio era observar dois quadros de pintores famosos, descrevê-los e, depois, criar uma história que de alguma forma os pudesse ligar, como num diálogo imaginário entre imagens e palavras.


Duas Rosas num Navio

Gustav Klimt, "O beijo"
Algures num reino distante onde a guerra não se tratava por tu, mas sim por senhora, o rei viu-se obrigado a fugir para longe com o seu exército, deixando o reino nas mãos dos camponeses e aldeões.
O povo construiu um barco tão grande como o próprio navio do rei. Em 1472, o barco partiu com destino a França. 
Dez anos depois, o barco foi abalroado, deixando Julieta e Bartolomeu na posse do navio. Julieta, olhando para Bartolomeu, apaixonou-se, mas não teve coragem para o dizer. Bartolomeu também se encantou por Julieta e apaixonou-se por ela.
Um ano depois, ao chegarem aos Açores, já de noite, fizeram uma fogueira, deixando o barco atracado às rochas do recife. Beijaram-se pela primeira vez, iniciando uma longa paixão.
No dia seguinte, deixaram a ilha, seguindo para o seu destino.
William Turner, "O temerário"
O barco foi novamente atacado por piratas que queimaram o navio, raptando Bartolomeu e Julieta. No navio pirata, Julieta finge-se apaixonada pelo capitão, o pirata William, que se torna namorado de Julieta.
Um ano depois, Julieta decidiu casar-se com William, no dia seis de julho de 1599.
Julieta ouviu William dizer aos outros piratas para matarem Bartolomeu sem que ela soubesse para não se revoltar contra ele. Ela foi então às catacumbas do barco e soltou-o, dizendo-lhe para fugir, com medo que o matassem. 
No dia do casamento, durante a cerimónia, Bartolomeu entrou, matando os piratas que estavam a guardar a entrada do barco e lutando corpo a corpo com William até à morte. Depois de longas horas a lutar, William matou Bartolomeu.
Julieta caiu chorando pela morte do seu amado, de tanta tristeza libertou uma lágrima mágica com o poder do amor que, caindo na cara dele, o fez acordar da morte.
William decide então matar Julieta pela traição e vai atrás dela até à falésia de Botem. Na falésia de Botem, William e o seu exército cercam Bartolomeu e Julieta, que caem nas velas de um dos navios e fogem. William vai atrás deles num dos seus barcos.
Nessa mesma noite, William e o seu exército fazem uma viagem até ao reino das fadas, em Andros. Ao chegarem a Andros, invadem o Palácio no centro da ilha. No palácio deparam-se com um exército de fadas e elfos prontos a fazer magia para se livrarem dos piratas. Mas mesmo assim os piratas conseguiram entrar na sala dos feitiços e roubar o que queriam: a poção de transformação em rosas.
            Saíram de Andros pela manhã e voltaram ao lugar anterior. William avançou sem o seu exército e entrou no barco de Bartolomeu e Julieta e sem querer tropeçou e caiu, acordando-os. Ao vê-los acordados, lançou-lhes a poção e eles transformaram-se em rosas, que permaneceram no navio eternamente.



João Pegas, 5ºD

Sem comentários: