Histats

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Eu e os livros


A minha relação com a leitura e com os livros

 
Eu gosto muito de ler. Ler é o meu passatempo favorito.
Desde pequeno que queria ter livros por perto, sempre que possível pedia para mos lerem. Por mais estranho que pareça, gostava e gosto do cheiro do papel dos livros e de os manusear.
Há uns tempos atrás, lia livros do Gerónimo Stilton, mas agora gosto de ler livros que têm uma lombada mias grossa e de autores que escrevam livros para adolescentes.
Como gosto de ler, todos os anos vou à Feira do Livro e trago, sempre, pelo menos dois livros à minha escolha. Só de olhar para a capa, começo logo a imaginar a história! Também gosto de ir à Biblioteca do Seixal para me inteirar de novos livros.
Habitualmente, na minha mesa de cabeceira, tenho pelo menos um livro para ler antes de dormir. Este hábito ajuda-me a relaxar para adormecer mais depressa, para além de aumentar a minha cultura geral.
Agora já leio para outras pessoas. Tenho uma prima com cinco anos que me pede, frequentemente, para lhe ler histórias dos livros que lhe oferecem. Curiosamente, os papéis inverteram-se, agora passei eu a ler a alguém que ainda não sabe ler.

Vítor Fernandes, 6ºC

Sem comentários: