Nós ficámos com imensa vontade de ir até Palmela e visitar o castelo!
Prontos para a viagem?...
No dia 11 de Fevereiro de 2011, realizou-se uma visita de estudo ao Castelo de Palmela e a uma oficina onde se trabalha o barro e se produzem azulejos.
Olhando o castelo |
Este Castelo ficou em ruínas com o terramoto que se deu em Lisboa, em 1755, que afectou muito a Igreja de Santa Maria do Castelo.
Chegados ao Castelo e após ouvir explicações no “ponto de encontro” iniciámos um Peddi Paper. Fomos divididos em quatro grupos.
Recebendo informações... |
Durante a manhã, realizámos esta actividade seguindo um roteiro, que nos permitiu conhecer o interior do castelo, onde observámos monumentos tais como: uma igreja, túmulos, ruínas e muitos mais espaços interessantes e informativos. Vimos algumas marcas históricas, paredes em pedra, postos de controlo e também o alfabeto usado naquele tempo, o alfabeto homográfico.
Partida para a oficina |
Depois do Peddi Paper esperámos um pouco para sabermos os resultados. A nossa turma, dividida em dois grupos, foi a vencedora. De seguida fomos almoçar, convivemos e brincámos muito.
Algum tempo depois, antes da hora da visita à oficina “Fortuna de Artes e Ofícios” fomos explorar tudo o que ainda faltava, ou seja, andámos no meio da vegetação circundante.
Um tempo depois realizámos uma pequena viagem até à Quinta do Anjo para chegarmos à referida oficina.
Pintando azulejos |
Já na oficina, vimos todos os processos de recolha do barro, como trabalhá-lo e como fazer as suas peças. Aprendemos também a fazer azulejos e logo de seguida pintámos com tintas próprias os nossos próprios azulejos.
Depois de pintados eles foram recolhidos para serem cozidos em fornos próprios. Daqui a duas semanas já os vamos ter connosco.
Voltámos para a escola, tendo aprendido um pouco deste importante Castelo e também da História de Portugal.
Assim terminou esta visita de estudo que achei tão interessante …
Érica Fonseca, 5º2
5 comentários:
Um texto muito bem escrito, prova de que a experiência valeu mesmo a pena! Parabéns!
Prof. Paula Sexauer
Acho que o texto está muito bem escrito, típico da Érica, e que dá vontade de voltar ao Castelo de Palmela!
Ana Raquel
N.º3 5º2
A nossa visita de estudo foi "bué fixe"...
Está lindo Érica, PARABÉNS!!
Daniella
N.º9
5º2
Gostei mesmo desta visita de estudo ao castelo de Palmela. Qualquer pessoa que leia o texto fica logo com vontade de ir lá!
Inês
nº14
5º2
Adorei esta visita de estudo!!! Se pudesse voltava lá e lendo este texto ainda dá mais vontade!!!
Luana Oliveira
Nº15 5º2
Enviar um comentário