Histats

segunda-feira, 23 de maio de 2011

História escondida dentro dos livros - II



           Todas as tardes, quando vinham da escola, as crianças iam brincar para o jardim do gigante. Assim, o povo desta ilha sentia-se muito feliz e orgulhoso por aquela engenhoca,  que desviava os olhos, cheirava sempre a Outono  e ficava sempre à sombra, repetir que havia dias em que, palavra de honra, uma pessoa não devia sair de casa.
Houve choros, lamentações e gemidos. Nesta altura já todos rodeávamos a cozinheira que tinha muito mau génio e resmungava todo o dia:
- Que noite pavorosa!
- Exacto!  Ora veja, a propulsão estelar cria um campo magnético e dilata o espaço por meio de algo como um lindo pedaço de cristal.
O homem dos auscultadores veio até junto dela e riu-se muito, sentindo-se mais uma vez muito inteligente, capaz até de piadas subtis. O que sentia era, porém, uma grandíssima vontade e até necessidade de dormir.
Não suporto esse homem! - dito isto, levantou-se da cadeira e entrou em casa.
Apesar de se falar do país, os habitantes desta ilha não se querem separar da sombra.  Mas ninguém responde.
- Por favor, Lígia, não quero falar acerca disto agora. Vamos nós próprios construir o nosso  bondoso ou corajoso coração.
Prestes a abalar para lá, julgou encontrar-se em frente da grande montanha… a última vez que estive aqui não fiquei sozinha, então houve uma grande festa...
-  Não vamos agora falar de coisas tristes!
 Como a ilha era tão pequena, toda a gente usava peles, palavra que pronunciei tarde e sem jeito. Mas aceitei gostosamente a ideia e procurei facilitar a tarefa branca que foi lançada ao mar. Um sol vermelho de sangue e balões de papel vermelhos  erguiam-se no horizonte, fazendo o mar parecer ferro fundido. De repente, senti-me responsável por aquela vida que só possuía pequenos ruídos munidos de rolos de papel, caneta e tintureiro. Então a paz volta a reinar, embalada certamente pela recordação azulada do luar e do divertimento da minha autoria.


Ariana, Bárbara, Catarina, RitaPedro, Professora Lígia

* as frases/partes de frase figuram nos seguintes livros:

As viagens de Gulliver, adaptação de João de Barros
Alice Vieira, Um fio de fumo nos confins do mar
Ilse Losa , O rei Rique o outras histórias
Oscar Wilde, Contos
Sophia de Mello Breyner, A árvore
Tom Swift, O inimigo misterioso

Sem comentários: