Histats

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Conto à maneira tradicional




Haverá coisa mais bonita do que lutar pelo amor?!


Era uma vez um pobre camponês que vivia sozinho numa aldeia, muito longe de tudo.
Esse camponês, além de pobre, não tinha amigos, esposa, filhos ou qualquer tipo de familiares. Era pobre, só e triste. Sonhava ser feliz ao lado de quem o amasse e tratasse dele.
Certo dia, andava ele na sua horta, a plantar uns legumes, quando de repente, sem se aperceber muito bem como, o seu burro começou a falar. Para espanto do camponês, o burro disse-lhe que se quisesse encontrar o seu amor tinha que lutar por ele, não podia ficar à espera que ele aparecesse. O camponês perguntou o que é que podia fazer para o encontrar e o burro respondeu-lhe:
- O teu amor está no cimo da montanha, na cidade perdida. Lá só vivem raparigas e todas elas estão à espera de serem salvas.
O camponês arranjou um saco com comida para alguns dias e partiu. Pelo caminho, teve que superar diversos obstáculos, mas o pior deles eram as feiticeiras da floresta encantada. O burro avisou-o de que ele não lhes podia dar ouvidos porque a voz delas enfeitiçava quem parasse para as ouvir. A muito custo, atravessou a floresta e saiu ileso.
Finalmente, António chegou à cidade perdida, no cimo da montanha. A cidade era rodeada por heras gigantes, as quais davam à cidade um ar abandonado. O camponês entrou na cidade mas, mal o fez, o feiticeiro que a guardava apareceu e perguntou-lhe o que queria.
- Venho buscar o meu amor! - disse o camponês.
- Ah! Ah! Daqui ninguém leva nada! A não ser que passes no meu teste...
- E qual é o teu teste?
- Tens de passar o labirinto do Dragão.
- Do dragão?! - assustou-se o camponês.
- Sim, só assim poderás levar daqui o teu amor!
António não desistiu e encaminhou-se para o labirinto do dragão. A cada esquina dava de caras com uma armadilha e, quase sem forças, arrastou-se com esforço. Então apareceu o seu burro com um líquido mágico para ele beber. O camponês, mal acabou de beber, ganhou novas forças e venceu o dragão.
De seguida, foi ter com o feiticeiro e exigiu o seu amor. O feiticeiro foi fiel à sua palavra e deu-lhe a escolher uma das muitas mulheres que ali habitavam. Ele escolheu a mais formosa e logo ali se casaram. Ainda hoje são muito felizes ao lado um do outro e do seu burro.

Alexandra, 6º6



Sem comentários: