Histats

sábado, 3 de outubro de 2015

Encontro com Margarida Pogarell

Em outubro de 2014, faz agora um ano, a escritora Margarida Pogarell esteve na nossa escola a apresentar o seu livro Valdemar. Falou-nos também, na altura, de um novo livro, cuja personagem era um sapinho verde. Pois bem, o livro já foi publicado, já o estamos a ler nas aulas e a 16 de outubro teremos a oportunidade de voltar a conversar com a autora, na nossa escola, e de lhe poder oferecer novamente o produto do nosso trabalho em torno da sua obra. Aguardamos ansiosamente por esse momento!


O texto que a seguir publicamos é da sua autoria e foi-nos carinhosamente dirigido, ora leiam!



Na apresentação oficial do meu livro Valdemar, no Seixal, surgiu o convite, por parte da Dra. Lígia Pereira, para uma conversa com alunos da Escola Paulo da Gama acerca do mesmo. Seriam alunos do 5º, 6º e 8.º anos.
Aceitei.
Sou professora e estou habituada a estar com jovens de todas as idades. Contudo, desta vez, o meu papel seria diferente: os jovens teriam lido o que eu escrevera e iriam debatê-lo comigo.
Como se desejassem fazer jus ao lema da biblioteca da escola, “Ler ameaça a ignorância”, os jovens atiraram-se ao trabalho.
Recebida pelas duas professoras, as Dras. Lígia Pereira e Paula Sexauer, e com o calor humano que caracteriza a alma portuguesa, “a viagem” pela escola envolta numa conversa afável, enquanto eu ia tomando conhecimento de tudo o que se havia passado com o meu texto nas semanas anteriores.
Porém, no momento em que entrei na sala da biblioteca o meu coração bateu mais alto…
Flores que se adequavam ao meu nome pareciam sussurrar:
- Bem-vinda!
Os alunos tinham enfeitado a sala, preparado um PowerPoint, e …até mesmo… criado outras histórias partindo de extratos do meu conto.
Um gafanhoto sorridente de ar maroto como o Valdemar do meu conto, sorria-me feliz por entre os textos. Fascinou-me a expressividade do desenho, desde o primeiro momento. Uso-o como marcador com o maior dos orgulhos. Soube mais tarde que o seu criador tinha sido o José, que todos conhecem por Zé. 
Mas as surpresas ainda não tinham terminado.
Os apresentadores: a Liliana, a Rafaela, o Fábio e o Pedro abriram a “conferência de imprensa” e, como verdadeiros profissionais, geriram o acontecimento, enquanto eu própria enfrentava a “chuva “ de perguntas que, durante duas horas, foram surgindo…
Estes jovens impressionaram-me pela profundidade das perguntas, pela organização e pela calma com que escutavam e indagavam.
Foi uma experiência maravilhosa sentir o meu texto questionado, interrogado, completado ou mesmo transformado por aqueles jovens que, de forma educada e ordeira, se despediram e saíram da sala a caminho de mais uma aula e… da vida que os esperava.
Por fim, depois de ter dado alguns autógrafos, eu própria recebi um texto manuscrito e autografado por um jovem, no qual estava escrito:
“Obrigado!”
Oferecendo-me assim, numa página de caderno arrancada à pressa, numa palavra só, um pequeno texto cheio de significado.
Quem foi?
É o nosso segredo, dele e meu, mas aceitei o gesto em nome de todos os que estiveram presentes.
Parabéns à Dra. Paula Campos (a Diretora da escola Paulo da Gama) e às professoras, Dras. Lígia Pereira e Paula Sexauer, e a todos os que contactaram comigo, pela forma como fui acolhida e pelo trabalho desenvolvido na Escola Paulo da Gama.
Parabéns aos alunos que participaram neste projeto.
Despeço-me deles com um pedido:
- Nunca deixem de sonhar. Nunca deixem de acreditar em vós! Nunca deixem de lutar… e … lentamente… a vida acontece!


Colónia, outubro de 2014
Margarida Pogarell

Sem comentários: