Histats

domingo, 9 de janeiro de 2011

Actividade de Escrita Criativa 7 - Natal



Este ano não há árvore de Natal??!!!

SOCORRO!!! Ajudem-me, por favor!!! Este ano aconteceu a coisa mais horrível do mundo: a minha árvore de Natal estragou-se!!! Devem estar a pensar: "Olha que estupidez! Compra-se outra!" ERRADO! As árvores de Natal da lojinha da aldeia fecharam e está demasiado trânsito para irmos de carroça à cidade! Queria ter uma verdadeira, mas o meu pai está de cama e não pode ir ao pinhal apanhar uma. Já se ouve o gatinho (que não tem mais nada que fazer) a cantar:

Sem árvore ficarás
Passarás sem ela neste Natal
Porque tem de se ir de carroça para a cidade?
Porque não inventam o portal?

Um Natal sem árvore é como o Dia de Acção de Graças sem peru! Ou como uma Páscoa sem ovinhos de chocolate ou um Carnaval sem máscaras!
Foi então que eu tive a melhor ideia de sempre: uma árvore de cartão! Boa ideia, não? Com os restos das caixinhas que tinha lá em casa, cortei duas figuras perfeitas (ou nem tanto) de uma árvore de Natal, um pequeno corte em ambas de forma a encaixar uma na outra e… tam, tam, tam, tam….!!! Uma árvore de Natal! Mas... e as bolinhas??????? E agora??? Como as ponho?? Olha, colam-se umas de cartão bem coloridas, vão ver!
Sem árvore NÃO FICO! Hummm... perfeita (ou nem tanto)! Agora vou comer, não fujas, não fujas! Preciso muito de ti, amiguinha, deixa-te estar aqui!

Depois do Jantar…

Ooops! Maldição! Foi o diabo! (desculpa atirar-te as culpas mas isto é muito mau e já que não sou a única, tenho desculpa!) Porque é que ficaste molhada?
Já se ouve o gatinho a miar:

Foi feitiço de feitiçaria
Ou foi maldição de satanás?
Sendo com uma ou outra
Sem árvore de Natal ficarás!

E eu ao desafio:

Sem árvore de Natal
Jamais ficarei!
Deixa lá que eu consigo
Nem que não coma bolo rei!

E assim passei até ao dia da consoada a pensar, a pensar: “a consoada é amanhã, se a avó e o avô não virem a árvore de Natal, como ficarão?” Ai, pensa, pensa…
Gato inútil, só sabe cantar em vez de estar a ajudar! Sinceramente só estás a atrapalhar…só sabes é rimar! Hummm... vou ligar aos meus colegas... 2134572**

- Está, Cindy?
- Olá Joana! Porque ligaste agora?
- Preciso da tua ajuda… não tenho árvore de Natal e queria fazer uma para os meus avós não ficarem tristes! (nem eu!)
- Ai, desculpa, mas agora estou a pôr as bolinhas e as fitinhas douradas na minha linda árvore, não te posso ajudar! ti ti ti ti ti ti

A Cindy não te ajuda
E jamais de ajudará
O que irá acontecer?
Por enquanto ninguém saberá!

LIGUEI PARA TODOS ELES! NINGUÉM ME AJUDA! SÓ UM MILAGRE DE NATAL ME AJUDARÁ!

*música instrumental com uma harpa*

- Quem sou eu? – perguntarás tu, certo? - Sou um espírito de Natal, vim do reino do Além para te dizer que o Natal não são as decorações, mas sim a família e a união, é amor e fraternidade… não fiques triste por não teres uma árvore de Natal grande e bonita… o teu coração deverá ser muito maior do que isso! Não precisas de pôr neve e brilhantes… só precisas de ter amor e partilhá-lo… assim conhecerás o verdadeiro significado do Natal.

De repente tudo passou! Foi tudo muito rápido mas, claro, não preciso de decorações, só de estar com a  minha família e estar feliz, acho que percebi o verdadeiro significado do Natal. Estou triste sem a árvore grande, esbelta e perfeita, mas estou feliz com os meus pais e com o amor que eles me dão.

Quando menos esperava, apareceu diante de mim uma árvore linda, decorada com bolinhas coloridas e com frases de Natal muito bonitas lá dentro… e ouviu-se uma voz:

Esta é a recompensa por não seres mazinha e perceberes o verdadeiro significado do Natal, agora vai divertir-te e continua a ser uma boa menina, pois serás recompensada com muitas bolinhas coloridas de amor, ao longo da tua vida. Quem sabe se não aparecerei mais vezes para te ajudar quando precisares...
LEMBRA-TE: o Natal não são os brinquedos e as coisas materiais mas o que sentimos quando estamos com a  nossa família e quando nos amamos uns aos outros. Passa esta mensagem natalícia aos teus amigos pois também eles poderão ter uma visita de um amiguinho como tu para os ajudar quando precisarem de um abraço.




Ana Rita Rocha, 7º2, Clube de Escrita Criativa

3 comentários:

Anónimo disse...

e giro.

Anónimo disse...

Que bem que mia o teu gatinho, Ana Rita! Gostei da criatividade!
Professora Mistério

Anónimo disse...

É lindo! Éste texto tem uma criatividade muito bela!