Histats

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Conto à maneira tradicional



Havia um marinheiro que contava a toda a gente o que lhe acontecia, ou seja, não tinha segredos. Certo dia, farto de não os ter, foi ter com o animal mítico dos segredos, a velha tartaruga, que lhe disse: "Se queres encontrar o teu segredo procura além da Terra". E ele assim fez.

O marinheiro alugou um foguetão e começou por procurar em Mercúrio, mas nada encontrou. Em Vénus, só encontrou calhaus. Em Marte encontrou o seu amigo pirata e perguntou-lhe o que fazia ali. "Vim avisar-te que neste palácio só existem segredos" - foi a resposta. O marinheiro, contente, despediu-se e começou a sua 'caça ao segredo'.

Chegou a uma ponte e apareceu um gigante que o desafiou com este enigma: "Para a ponte atravessar tens de acreditar". Foi o que fez o marinheiro: fechou os olhos, acreditou no poder da ponte e voou por cima do gigante.

Continuou o seu caminho e encontrou um dragão deitado. De repente, ouviu a barriga do dragão a roncar e, percebendo o que se passava, deu-lhe um bocado da sua comida. Em troca, o dragão deu-lhe o mapa que o conduzia até ao palácio.

Quando chegou ao palácio, encontrou um extraterrestre a falar com os seus prisioneiros uma língua que mais parecia a de um computador avariado. O extraterrestre, quando o viu, ordenou que condenassem o marinheiro à morte.

O seu amigo pirata, ao saber do sucedido, foi ter com ele e entregou-lhe um objeto mágico que pôs o marinheiro invisível e o extraterrestre a dormir. Então, o marinheiro entrou na sala secreta e leu um dos segredos: "O maior segredo é a vida". Lendo isto, voltou logo para o foguetão e regressou a casa.


 

Beatriz, 6º2



Sem comentários: