Histats

sábado, 19 de outubro de 2013

A minha escola

Este é, tal como a escola, um espaço de alunos, professores e funcionários. Hoje publicamos mais um texto sobre a Paulo da Gama, desta vez escrito por uma professora que, como verão, tem por ela um carinho especial!


        Lembro-me muito bem do meu primeiro dia na Escola Paulo da Gama. Parece que aterrei num local desconhecido. Pudera, depois de ter estado treze anos na mesma escola, não seria de esperar outra coisa! Parecia que tinha voltado à escola primária, hoje denominada 1º ciclo… parecia um passarinho desasado, indefeso, ansioso por voltar para o seu ninho, para a proteção da mãe.
        Estava eu sozinha, embora rodeada por uma multidão, numa receção aos professores, quando surgiu uma colega que nunca esquecerei, que se apresentou e me perguntou se era nova. Realmente… notava-se tanto?! Claro que era nova ali. Estava estampado no meu rosto, nos meus gestos.
        A partir desse dia, jurei a mim mesma prestar mais atenção às colegas novas e tentar apresentá-las ao departamento, minimizando-lhes, assim, certas angústias.
        Essa colega, que me abordou nesse dia, foi como se fosse o meu anjo da guarda. Deixei de estar tão sozinha e quando chegava à escola via sempre um ar sorridente que me tentava integrar no grupo de docentes da Paulo da Gama.
        O tempo passou, bem rápido, por sinal… já lá vão treze anos e, neste momento, esta é a minha escola, não tenho dúvidas.
        A minha escola… soa bem. Passei aqui por momentos menos bons, que foram superados, mas também por outros bem agradáveis, que hei de guardar sempre no meu coração.
        Conheci muita gente (alunos, professores, encarregados de educação, funcionários) com a qual aprendi muito e penso que também lhes dei o meu contributo.
        A escola é um universo vastíssimo. É um local de convívio, de constantes aprendizagens, um espaço que nos rodeia e nos acompanha.
        Desde os seis anos de idade que nunca mais deixei a escola nem ela me abandonou e nunca me abandonará. Estou certa disso! Cada vez mais!
        Quando me perguntam onde trabalho, digo: - “Na Paulo da Gama”. Até me esqueço que as pessoas não sabem ou poderão desconhecer onde fica a minha escola, mas eu faço questão de a apresentar e de dar boas referências, pois ela é a MINHA ESCOLA.


Professora Lígia Pereira

Sem comentários: