Histats

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Valdemar, de Margarida Pogarell - Um final diferente


Valdemar, um final diferente

A Ana Catarina entrou e saiu de casa para ver o bicho que ela tanto temia.
Quando Valdemar saltou para ao pé dela, a Ana deu um grito muito alto. O Senhor João, pai da menina, foi imediatamente ver o que se passava.
- Querida, o que se passa?
- Pai, é o g… ga… gaf…
- Uma garrafa?
- Não, um gaffaannnhhhhoooooootoo!
- Ah, mas tu tens medo de um bichito?
- Não, é um monstro! – disse a Ana, exclamando.
- Eu não sou um monstro! – disse Valdemar, ofendido.
O pai, surpreendido, agarrou no Valdemar e disse:
- Quem falou?
- Fui eu. – disse o velho gafanhoto.
- Olha esta, nunca vi tal coisa! – disse o Senhor João.
- Pai, podemos-lhe perguntar por que está aqui?
- Sim. – afirmou o pai. E perguntou ao gafanhoto:
- Como é que te chamas?
- O meu nome é Valdemar.
- Valdemar, porque é que estás aqui?
- Estou à procura do mar. Vivi sempre num vale, daí o meu nome, e estou à procura da outra metade. Olha, podias levar-me até ao mar?
- Sim, posso. – respondeu o Senhor João.
Valdemar foi até junto do mar, mas pensou que era melhor voltar para o campo para ver os seus amigos e disse:
- Senhor João, agora pode levar-me para casa?
- Sim, não há problema. – concordou o Senhor João.
O caminho de carro foi de quatro horas. Quando chegaram, a Ana Catarina acompanhou o Valdemar até casa. No caminho, encontraram miúdos terríveis que o prenderam numa caixa de fósforos, mas Ana Catarina conseguiu ajudar e salvou o Valdemar.
Daí para a frente, todos os dias Valdemar brincou com o seu amigo Sol.



André Parxotamo, 6ºA

Sem comentários: